Energia & Utilities: software de gestão para as empresas comercializadoras de Energia

05-09-2023

Assegure a gestão e coordenação das áreas fundamentais para o desenvolvimento do seu trabalho com sucesso!
Energia & Utilities: software de gestão para as empresas comercializadoras de Energia
Energia & Utilities é um software de gestão integrado no ERP Microsoft Dynamics 365 Business Central ou NAV, desenvolvido especificamente para empresas comercializadoras de Energia (Gás, Água e Eletricidade). O add-on tem como objetivo melhorar a gestão de ativos e eficiência das operações nas empresas de energia, reduzindo os custos operacionais, aumentando o controlo sobre as carteiras de contratos e limitando o risco contratual. 

Para além das funções comuns de um ERP, tais como faturação, gestão de stocks, recursos humanos ou logística, esta solução possui caraterísticas ao nível da gestão operacional, dedicadas às necessidades dos comercializadores de energia e utilities, nomeadamente:
  • Gestão de Agentes e Clientes 
  • Gestão operacional de Switching
  • Reporting de Apoio ao Negócio
  • Acompanhamento de leituras e controlo de informação
  • Gestão de Contratos 
  • Controlo de Dívidas
Estas soluções suportam melhor a tomada de decisão, em tempo real.
 

Quais as principais funcionalidades?

  • Gestão de Contratos, Leituras e Faturação
  • Cálculo de previsões de consumos com base no histórico operacional de cada Cliente
  • Switching integrado para os mercados de Eletricidade e Gás Natural - gestão de mudança de comercializador integrada com os operadores logísticos (OLMC - Operador Logístico de Mudança de Comercializador)
  • Gestão de Contratos Dual: Eletricidade e Gás Natural
  • Configuração de tipo de energia, tarifários, tipos de tarifa, preços de tarifas transitórias e preços indexados
  • Gestão centralizada de cobranças (Balcões/SDD/MB/CTT)
  • Gestão de dívida, corte e reativação de contratos
  • Envio eletrónico de faturação
  • Controlo de Printing & Finishing
  • Gestão de Comissões para Agentes
  • Backoffice de gestão de interações com os Balcões Digitais de Agentes e de Clientes
  • Reporting para controlo da atividade e legal (ERSE/Autoridade Tributária)

Este add-on está totalmente integrado com Dynamics 365 Business Central, e com as principais áreas de gestão: contabilidade, finanças, vendas, serviços, operações e logística.

Adicionalmente, a solução disponibiliza duas plataformas digitais de comunicação com Agentes e Clientes: Balcão Digital de Agentes e Balcão Digital de Clientes.
 

Balcão Digital de Agentes - Eletricidade e Gás Natural

  • Gestão de acessos ao Balcão Digital
  • Gestão de Pedidos de Adesão
    • Consulta de Pedidos - Adesões, informações e reclamações
    • Acompanhamento da evolução do estado dos pedidos
    • Reutilização de dados de pedidos de adesão anteriores
    • Integração com o backoffice Dynamics 365 Business Central/NAV
  • Consulta a Minha Carteira
    • Carteira de Locais de Consumo, Clientes e Contratos
    • Exportação para formato digital
  • Gestão de Contratos
    • Consulta e pedidos de alteração de dados gerais e condições contratuais
    • Consulta de conta corrente dos Clientes
    • Consulta de leituras comunicadas
    • Consulta gráfica do histórico de faturação (últimos 6 meses) e histórico de consumos
  • Enviar Pedidos de Adesão
    • Interface entre o Cliente final e a empresa comercializadora
    • Criação de pré-contrato
  • Comissões
    • Integração com Backoffice do Dynamics 365 Business Central/NAV
    • Cálculo de comissões com base em fórmulas de cálculo configuráveis
    • Consulta de estado de comissões

Balcão Digital de Clientes - Eletricidade e Gás Natural

  • Gestão de acessos ao Balcão Digital
  • Gestão de Pedidos de Adesão
    • Consulta de Pedidos - Adesões, informações e reclamações
    • Acompanhamento da evolução do estado dos pedidos
    • Reutilização de dados de pedidos de adesão anteriores
    • Integração com o backoffice Dynamics 265 Business Central/NAV
  • Gestão de Contratos
    • Consulta de dados gerais e condições contratuais e pedidos de alteração de débito direto
    • Consulta de conta corrente
    • Consulta de leituras comunicadas
    • Consulta gráfica do histórico de faturação (últimos 6 meses) e histórico de consumos

Com este Add-On é possível simplificar processos, conectar colaboradores, fornecedores e clientes numa única rede digital. Usufrua de uma funcionalidade prática e simples que irá permitir-lhe fazer uma gestão mais eficiente do registo de contratos de fornecimento de energia e de tarifários.

São várias as empresas de comercialização de energia que optam por implementar o sistema de gestão empresarial Microsoft Dynamics Business Central com o add-on Energia & Utilities da Hydra iT, para satisfazer as necessidades dos clientes em diversas vertentes, tais como preço, eficiência de consumos, consultadoria, engenharia e projetos. Saiba mais neste projeto implementado pela Hydra iT. 

Continua com dúvidas ou pretende obter uma proposta ajustada às reais necessidades da sua empresa? Agende já uma demonstração com a Hydra iT!
 
Partilhar