Segurança no Microsoft Dynamics 365
24-08-2023
A segurança e privacidade dos dados emergem como fatores de preocupação primordiais para as empresas.
A Microsoft trabalha para a máxima proteção dos dados dos seus clientes na cloud e o Microsoft Dynamics 365 reúne todas as condições de segurança necessárias.
Os serviços de nuvem da Microsoft têm sua base no Microsoft Azure. O Azure é operado a partir de mais de 100 centros de dados seguros da Microsoft em todo o mundo, e cada centro de dados físico está protegido com medidas de segurança rigorosas.
O Centro de Operações de Defesa Cibernética da Microsoft reúne especialistas em cibersegurança e cientistas de dados numa instalação 24 horas por dia, 7 dias por semana, para combater ameaças em tempo real.
Entre as camadas críticas do modelo de segurança do Azure, estão:
- Protocolos de encriptação padrão da indústria
- Redes e firewalls seguras
- Chaves seguras e Módulos de Segurança de Hardware (HSMs)
- Proteção contra malware e ransomware
- Gestão de acesso com autorização multi-fator
Como funciona a segurança no Microsoft Dynamics 365?
O Microsoft Dynamics 365 é hospedado no ambiente seguro do Azure. Ao adotar uma solução dessa plataforma, a garantia de segurança, privacidade e conformidade é assegurada.
Apesar dos dados de quem utiliza o Microsoft Dynamics 365 estarem alojados num centro, a Microsoft atua apenas como guardiã e protege os dados utilizando encriptação. Isso garante que os dados da empresa e dos clientes apenas sejam utilizados para fornecer os serviços acordados e nunca são partilhados com terceiros para publicidade ou marketing.
Todas as aplicações do Microsoft Dynamics 365 oferecem formas de definir e aplicar o acesso e os privilégios. Esses privilégios protegem o acesso aos dados e incluem:
- Segurança baseada em função (role-based) - A segurança é gerida pelos administradores, que distribuem o acesso a dados e funcionalidades com base na função de cada utilizador na empresa. Os direitos de acesso estão divididos em cinco níveis, que vão do básico ao global.
- Segurança baseada em registos (record-based) - Esta medida de segurança centra-se nos direitos de acesso a registos específicos e determina o que um utilizador pode ou não fazer aos seus dados. Por exemplo, pode pretender que um utilizador crie e elimine um registo, enquanto outro só tem acesso para visualizá-los.
- Segurança baseada em campos (field-based) - Se existirem áreas que contenham informações sensíveis, é possível atribuir parâmetros de segurança específicos a essas áreas individuais.
O Microsoft Dynamics 365 fornece inúmeras funcionalidades de proteção para manter os dados de uma empresa seguros. No entanto, as empresas também devem abordar proativamente quaisquer problemas, implementando processos e políticas para garantir que os seus dados são acedidos e tratados corretamente.
Ao considerar o Microsoft Dynamics 365 - ou qualquer outra solução cloud - é essencial compreender que a segurança na nuvem segue um modelo de responsabilidade partilhada. Do lado do cliente, a responsabilidade passa pela proteção do endpoint, como a gestão de identidade e acesso.
Quer saber mais sobre esta solução? Entre em contacto com a Hydra iT, parceira Microsoft há mais de 16 anos, para orientação especializada e suporte personalizado!
Partilhar