5 maneiras de prevenir um ataque de phishing no Microsoft 365

27-09-2024

Proteja a sua empresa contra ataques de phishing com estas estratégias essenciais para o Microsoft 365.
5 maneiras de prevenir um ataque de phishing no Microsoft 365

As violações de dados podem ter consequências graves para as organizações. Um ataque de phishing, o tipo mais comum de violação empresarial, é uma forma de hackers ou cibercriminosos usarem emails ou mensagens falsas para enganar os utilizadores a revelar informações sensíveis ou a instalar inadvertidamente malware ao clicar em links maliciosos. Geralmente, esses emails tentam imitar colegas ou fornecedores. 

Assim, é essencial que as empresas implementem políticas e procedimentos corretos nas suas plataformas para que os dados da empresa se mantenham seguros. Um simples ataque de phishing pode conceder a um hacker acesso a vários sistemas da empresa, como o CRM ou ambiente SharePoint. 
 

5 maneiras de prevenir um ataque de phishing no Microsoft 365

  • Ativar a autenticação multi-fator (MFA)
Ativar a autenticação multi-fator a todas as contas adiciona uma camada adicional de segurança ao exigir que os utilizadores insiram uma segunda forma de autenticação além da palavra-passe. Existem vários métodos para configurar a MFA no Microsoft 365, tais como: 
o    Microsoft Authenticator
o    Chave de segurança FIDO2
o    SMS
o    Token de hardware OATH (Pré-visualização)
o    Tokens de software OATH de terceiros
o    Chamada de voz
o    Código de acesso único por e-mail (OTP)
 
  • Educar os utilizadores
Educar os utilizadores ajuda a reduzir as violações de dados. É recomendado proporcionar formação e suporte aos colaboradores para reduzir o risco de ataques de phishing
 
  • Configurar políticas anti-phishing
O Exchange Online pode fornecer proteção contra ataques de phishing com a utilização de políticas anti-phishing. Quando configuradas corretamente, estas políticas podem ajudar a detetar e bloquear emails de phishing com base em vários critérios, como domínios de remetentes suspeitos, URLs de phishing conhecidos e tentativas de personificação.
 
  • Implementar autenticação de mensagens baseada em domínio, relatórios e conformidade (DMARC)
O DMARC ajuda a prevenir a falsificação de emails ao verificar a autenticidade do domínio do remetente. Esta política ajuda a distinguir o real do falso. Assim, se o domínio do remetente estiver protegido com um registo DMARC, qualquer servidor de email recetor pode verificar o email recebido com base nos dados publicados.  
 
  • Atualizar regularmente o software de segurança
Para garantir a segurança é necessário manter o software de segurança sempre atualizado. As atualizações regulares garantem que as defesas estão equipas para lidar com novas ameaças de phishing

A combinação de políticas técnicas, educação dos utilizadores e monitorização proativa é a melhor forma de proteger uma organização. Entre em contacto com a Hydra iT e mantenha a sua empresa sempre segura!
 

Partilhar