On-Premise vs Cloud: qual o melhor modelo de armazenamento?

10-08-2023

Tanto o modelo de armazenamento na cloud como on-premise podem ser vantajosos, dependendo das necessidades e da realidade de cada empresa.
On-Premise vs Cloud: qual o melhor modelo de armazenamento?

Atualmente, muitas empresas questionam se é melhor optar pelo armazenamento na cloud ou optar por uma estrutura de dados interna. Antes de tudo, é preciso conhecer as diferenças entre estas duas modalidades.
 

On-premise


O modelo on-premise refere-se a aplicações que são instaladas, alojadas e mantidas nos próprios servidores ou infraestruturas de uma empresa. Neste modelo, a empresa é responsável pela aquisição, instalação e manutenção do hardware, software e infraestrutura necessários para executar o sistema, e a equipa de TI é responsável pelas atualizações, manutenção e segurança.

Uma infraestrutura on-premise pode ser usada para executar clouds privadas, nas quais os recursos de computação são virtualizados da mesma forma que nas clouds públicas (no entanto, as clouds privadas também podem ser executadas em hardware alugado de terceiros).
 

Cloud


Um software com base na cloud é alojado e gerido por um fornecedor externo, é acedido através da Internet e o fornecedor é responsável pelas atualizações, manutenção e segurança do sistema. 

A cloud pública é um ambiente multi-tenant, o que significa que estes recursos de computação são partilhados por várias empresas ou indivíduos, e todos os dados são protegidos por criptografia de ponta a ponta. 

Várias empresas oferecem serviços na cloud e a Microsoft é uma delas! O seu serviço de informática em nuvem da Microsoft é o Microsoft Azure que permite que as empresas tenham liberdade para criar, gerir e implementar aplicações numa rede global em grande escala através das suas ferramentas e arquiteturas preferidas.
 

Principais diferenças dos modelos on-premise e cloud computing


O modelo correto para uma empresa depende das suas necessidades e do que procura. Existem várias diferenças entre o modelo on-premise e o cloud:
 
  • Desenvolvimento
No on-premise, os recursos são implementados nas infraestruturas internas de uma empresa, sendo que esta se torna a responsável por manter a solução e os processos relacionados. Na cloud, os recursos são hospedados nas instalações do fornecedor do serviço e as empresas podem aceder e usar esses recursos quando quiserem. 
 
  • Custo
No on-premise, as empresas ficam responsáveis pelos custos do servidor, consumo de energia e espaço, enquanto na cloud, as empresas apenas necessitam de pagar pelos recursos que usam, sem custos de manutenção. 
Assim, a longo prazo, o on-premise gera mais custos para uma empresa. 
 
  • Segurança
As instalações on-premise têm o nível de segurança pretendido pelas empresas, uma vez que apenas os funcionários autorizados podem aceder ao hardware. Em relação à cloud, apesar de não ser uma instalação física, fornece a proteção necessária para manter as informações de uma empresa privadas. Para ainda mais segurança, a empresa pode possuir sistemas de cibersegurança. 
 
  • Armazenamento
As instalações on-premise têm a capacidade que a empresa deseja na hora de montar o hardware. Quanto mais capacidade de armazenamento, maior é a estrutura. Com a cloud, a capacidade de armazenamento é quase ilimitada e o único fator importante são os custos do armazenamento. 
 
  • Acessibilidade
Nas instalações on-premise, o proprietário define quem pode ter acesso, podendo ser alterado a qualquer momento devido à presença física da infraestrutura na empresa. Já nas soluções na cloud, o fornecedor é responsável pelo controlo de acesso, embora seja possível solicitar ajustes dependendo do plano contratado.
 

Como saber qual é o melhor modelo de armazenamento para uma empresa?


Para perceber qual destas duas opções é melhor para uma empresa, é necessário analisar a dimensão de uma empresa, o setor onde atua, os seus recursos informáticos, o orçamento e as necessidades específicas. 

Uma das principais vantagens do modelo on-premise é que a empresa tem total controlo dos dados e sistemas, o que pode ser crucial para setores com regulamentações rígidas de segurança e conformidade. Para além disso, o on-premise pode ser preferível para empresas que trabalham com dados sensíveis ou confidenciais, uma vez que os dados permanecem dentro da infraestrutura interna da empresa.

No entanto, o modelo on-premise exige um investimento inicial significativo em infraestrutura, servidores, hardware e pessoal de TI especializado. Além disso, a escalabilidade pode ser um desafio, já que a empresa precisa prever e adquirir capacidade adicional antecipadamente para acomodar o crescimento futuro.

A cloud pública oferece vantagens significativas, como a flexibilidade de pagamento conforme o uso, o que permite que as empresas ajustem facilmente seus recursos de computação de acordo com as suas necessidades, evitando investimentos iniciais elevados. Além disso, a escalabilidade é facilitada, uma vez que a empresa pode facilmente aumentar ou diminuir seus recursos na cloud de acordo com as necessidades do momento.

A cloud também proporciona maior acessibilidade, permitindo que colaboradores acedam a dados e aplicações de qualquer lugar com conexão à Internet, o que pode melhorar a colaboração e a produtividade da equipa.


Uma empresa pode optar pelo melhor de dois mundos e escolher a uma opção híbrida - ambiente de computação que combina um datacenter no local (também conhecido como nuvem privada) e uma nuvem pública que permite a partilha de dados e aplicações entre si. Nestes casos, as organizações utilizam mais de uma nuvem pública, além do datacenter no local.

Compreendemos que ache este assunto complexo, e por isso recordamos-lhe que na Hydra IT dispomos de consultores especializados que podem ajudar a encontrar a melhor opção para a sua empresa.

Entre já em contacto e agende uma sessão de consultoria tecnológica gratuita!
 

Partilhar