Inteligência Artificial, Produtividade e Segurança – conheça as inovações para 2024

05-12-2023

Microsoft anuncia mais de 100 novas funcionalidades na conferência Microsoft Ignite 2023
Inteligência Artificial, Produtividade e Segurança – conheça as inovações para 2024

Durante o Microsoft Ignite 2023, a principal conferência empresarial da Microsoft, a empresa anunciou mais de 100 novas ferramentas e funcionalidades que permitem impulsionar a transformação da Inteligência Artificial (IA) nas organizações, desde a adoção, à produtividade e à segurança.

Nesta conferência foram partilhados os avanços que estão a ser desenvolvidos para ajudar clientes, parceiros e programadores a tirar o máximo de partido da tecnologia Microsoft e a transformar a forma como o trabalho é feito. Destacamos os seguintes:
 

  • Repensar a infraestrutura da Cloud
A Microsoft tem liderado inovações de destaque, como parcerias com a OpenAI e a integração das funcionalidades do ChatGPT em ferramentas usadas para pesquisa, colaboração, trabalho e aprendizagem. À medida que a IA evolui, a Microsoft está a repensar a infraestrutura da Cloud para garantir a otimização em todas as camadas do stack de hardware e software.
 
  • Ampliar a experiência do Microsoft Copilot
A Microsoft está a ampliar as ofertas do Microsoft Copilot a todas as soluções para que seja possível transformar a produtividade e os processos empresariais de todos os cargos e funções. 

Os esforços da Microsoft para simplificar a experiência do utilizador e tornar o Copilot mais acessível a todos começam com o Bing, como o Bing Chat e o Bing Chat Enterprise.
 
  • Reforçar a ligação entre os dados e a IA
Um dos objetivos da Microsoft é criar uma experiência simples e integrada para ligar dados às ferramentas de IA como o Microsoft Fabric, plataforma que reúne as principais ferramentas de engenharia, ciência e análise de dados, permitindo a integração de todos os dados de uma empresa num único local. 
 
  • Desbloquear mais valor para os programadores com Azure AI
A Microsoft está a ampliar as opções de modelos de IA generativa para programadores, ao introduzir o Model-as-a-Service no portefólio do Build. Isto facilita a integração de modelos como o Llama 2 da Meta e futuros modelos premium da Mistral e Jais da G42. Os programadores podem personalizar estes modelos com os seus próprios dados, eliminando a preocupação com a configuração e gestão da infraestrutura GPU.

O Azure AI Studio, agora em pré-visualização, oferece uma plataforma unificada para explorar, criar, testar e implementar aplicações de IA. Os programadores podem criar e treinar os seus próprios copilotos ou utilizar modelos de código aberto com dados do utilizador. A Vector Search, uma funcionalidade da pesquisa de IA do Azure, está amplamente disponível, permitindo experiências altamente precisas nas aplicações de IA generativa.
 
  • Novas experiências no Windows para capacitar colaboradores, equipas de TI e programadores
A Microsoft continua a investir no desenvolvimento do Windows, visando habilitar as pessoas na transição para a IA. Durante o evento Ignite, a empresa anunciou novas experiências no Windows 11 e no Windows 365, destinadas a permitir que as equipas de TI e colaboradores explorem novas formas de trabalho, tornando a IA mais acessível em qualquer dispositivo. 
 
  • Lançamento do serviço AI Foundry da NVIDIA
Com o objetivo de apoiar empresas e startups no desenvolvimento de modelos de IA personalizados no Microsoft Azure, a NVIDIA vai lançar o seu serviço AI Foundry no Azure. Este serviço combina modelos NVIDIA AI Foundation, a estrutura e ferramentas NVIDIA NeMo, e supercomputação e serviços NVIDIA DGX Cloud AI, proporcionando às empresas uma solução completa para criar modelos de IA generativa personalizados. Posteriormente, as empresas podem implementar esses modelos com o software NVIDIA AI Enterprise no Azure para impulsionar aplicações de IA generativa, como pesquisa inteligente, resumo e geração de conteúdo.
 
  • Reforçar as defesas na Era da IA
A Microsoft está a lançar tecnologias inovadoras para fortalecer a segurança contra ameaças. O Microsoft Sentinel e o Microsoft Defender XDR unem-se para criar a primeira Plataforma Unificada de Operações de Segurança da indústria, com a incorporação do Security Copilot. Esta solução, potenciada por IA generativa, simplifica o ambiente de defesa, protegendo contra ameaças com a velocidade da automação.


O Microsoft Ignite 2023 foi palco da apresentação de mais de 100 inovações, moldando o futuro da inteligência artificial e segurança. Desde a redefinição da infraestrutura da Cloud até parcerias estratégicas com a NVIDIA, a Microsoft demonstrou um compromisso claro em impulsionar a transformação digital. A ênfase na acessibilidade, produtividade e segurança reforça a posição da empresa na vanguarda da revolução tecnológica, moldando um futuro onde a IA impulsiona a inovação e protege contra ameaças emergentes.

Junte-se à Hydra iT nesta jornada digital! Somos parceiros Microsoft há 17 anos, entre em contacto connosco!
 

Partilhar