Microsoft Dynamics 365 Business Central vs. Dynamics NAV

20-04-2022

Quais são as diferenças?
Microsoft Dynamics 365 Business Central vs. Dynamics NAV

Já passaram mais de 30 anos desde que a primeira versão do Navision (NAV) foi lançada. Agora, milhares de PME’s estão a usar a solução diariamente para garantir que os seus processos de negócios funcionem sem problemas.

Ao longo da vida útil do Navision, foram lançadas, aproximadamente, 20 versões diferentes, levando à versão atual e mais avançada: Microsoft Dynamics 365 Business Central.

 

Funcionalidades do Dynamics 365 Business Central (BC)

O Dynamics 365 Business Central (BC) beneficiou de uma interface totalmente nova, permitindo que os utilizadores trabalhem com mais eficiência, não importa onde estejam ou que dispositivo estejam a usar. Integrações perfeitas com outros produtos e serviços da Microsoft, como Office 365, Power Platform e SharePoint ajudam a melhorar a produtividade, enquanto uma extensa lista de complementos disponível via AppSource pode ampliar os recursos da solução padrão para atender a requisitos exclusivos.

Já foi o tempo de alterar o código-fonte da solução ERP para criar personalizações exclusivas. Agora, o BC usa um recurso de extensão que retira o código personalizado do código-fonte, economizando tempo e dinheiro a longo prazo, pois as atualizações serão diretas.

 

Comparação de recursos do Dynamics 365 Business Central

  • Funcionalidades básicas
  • As funcionalidades existentes foram aprimoradas nesta versão
  • O Starter Pack oferece a funcionalidade básica de finanças e distribuição
  • O Extended Pack integra as principais funcionalidades financeiras e de gestão de distribuição com extensões específicas do setor.

 

Principais diferenças entre o Dynamics 365 Business Central e as versões NAV anteriores

 

Versões NAV estão prestes a finalizar o seu ciclo de suporte

Existem algumas versões NAV que estão prestes a finalizar o seu ciclo de suporte. Isso significa que não haverá nenhuma outra atualização da Microsoft para essas versões e será imprescindível a atualização para Dynamics 365 Business Central.

 

Melhorias de produtividade

No Dynamics 365 Business Central (BC), há várias melhorias de produtividade em termos forma de trabalho no sistema. Alguns deles incluem: combinar remessas, registo de pagamento do cliente, pagamentos do fornecedor e integração fácil com o Azure Machine Learning.

 

Integração com Microsoft Excel e Outlook

Do ponto de vista técnico, há uma integração robusta com o Excel (muito diferente do NAV), permitindo que envie os dados de volta para o BC. Há também uma integração fantástica com o Microsoft Outlook, permitindo que a maioria das atividades de compra e venda (contacto, cotação, pedido, detalhes do cliente, detalhes do item) sejam geridas a partir do Business Central.

 

Integração com Microsoft Teams

O BC também está prontamente integrado com o Microsoft Teams. As pessoas podem simplesmente trocar ideias e dados usando equipas, sem abrir o BC separadamente.

 

Relatórios do Power BI disponíveis no BC

Se já usa ou planeia usar o Power BI, a ferramenta exibe relatórios de dentro do Dynamics 365 Business Central. Os utilizadores finais não precisam de abrir o portal do Power BI para visualizar os relatórios.

 

O recurso de extensão torna as atualizações futuras mais fáceis

O desenvolvimento em BC não requer uma licença de desenvolvimento e todos os desenvolvimentos devem seguir um conceito de extensões “plug & play”. Devido a esta nova tecnologia de extensões, uma vez que qualquer instância NAV seja atualizada para BC, futuras atualizações serão automáticas (se utilizar SaaS) ou de custo mínimo (se permanecer On-Premise).

 

Funcionalidades Gerais

 

Funcionalidades Gerais

 

Gestão Financeira

 

Gestão Financeira

 

Produção

 

Produção

 

Gestão da cadeia de fornecimento

 

Gestão da cadeia de fornecimento

 

Business Intelligence e Reporting

 

Business Intelligence e Reporting

 

Gestão de serviços

 

Gestão de serviços

 

Gestão de projetos

 

Gestão de projetos

 

Vendas e Marketing

 

Vendas e Marketing

 

Cloud, fluxo de trabalho e documentos

 

Cloud, fluxo de trabalho e documentos

 

Licenciamento

O Dynamics 365 Business Central está disponível em dois modelos de subscrição: ‘Essentials’ e ‘Premium’. O primeiro é a versão padrão do Business Central e o último fornece a funcionalidade de Gestão de Manufatura e Serviços.

Uma mudança no licenciamento com a introdução do BC é o fim dos utilizadores simultâneos, o que significa que cada licença que a empresa possui só pode ser acedida por um utilizador específico, em vez de partilhar a licença.

Com o Dynamics 365 Business Central, também tem a flexibilidade de adquirir licenças perpetuamente ou por assinatura, para se adequar à sua situação comercial.

 

Alojamento

O principal objetivo ao lançar o Dynamics 365 Business Central era trazer a funcionalidade do Dynamics NAV para a nuvem. O Business Central está disponível para ser alojado no local, no entanto, a solução foi desenvolvida, principalmente, para a nuvem.

O alojamento na cloud elimina a necessidade de investir e manter os seus servidores internos, enquanto fornece a flexibilidade necessária para permitir que adicione ou remova capacidade com o clique de um botão.

O alojamento na nuvem também permite a conexão perfeita a outros serviços e a possibilidade de aceder aos dados em qualquer lugar. Com o trabalho remoro isso é essencial.

Partilhar