Benefícios e desafios da Inteligência Artificial no local de trabalho

24-01-2024

Acelere o processo de transformação digital com a Inteligência Artificial!
Benefícios e desafios da Inteligência Artificial no local de trabalho

A implementação de ferramentas de Inteligência Artificial no local de trabalho provoca efeitos positivos nas empresas e nos trabalhadores, tais como, aumentar o desempenho dos trabalhadores, simplificar as operações de recursos humanos, melhorar a experiência dos trabalhadores e promover a colaboração entre equipas. 
 

Benefícios da IA no local de trabalho

A utilização da inteligência artificial num cenário empresarial pode beneficiar tanto os trabalhadores como a organização no seu todo, resultando num melhor desempenho, otimização de custos, novas oportunidades de emprego e uma melhor experiência de trabalho.
 
  • Aumento da produtividade
A tomada de decisões baseada em dados melhora o impacto humano no trabalho e o desempenho organizacional. Os gestores podem passar mais tempo a orientar e a cuidar das suas equipas, os vendedores podem dedicar mais tempo do seu dia de trabalho à construção de relações com os clientes e ao fecho de negócios, e os profissionais de marketing podem arranjar tempo para idealizar novos produtos.
 
  • Redução de custos
A automação inteligente leva a um maior foco no trabalho de maior valor, como a resolução de problemas, criatividade e comunicação interpessoal e a uma redução de custos de 21% a 30%, segundo o Relatório 2023 The Augmented Workforce da Bain & Company.
 
  • Novos postos de trabalho
O Fórum Económico Mundial estimou que, até 2025, a automatização baseada na IA poderia criar 97 milhões de novos postos de trabalho de diversas profissões como analistas e cientistas de dados, profissionais de desenvolvimento de negócios, especialistas em transformação digital, etc. Numa altura em que existe uma grande preocupação que a IA vá tirar empregos, os dados revelaram o contrário: os colaboradores estão mais ansiosos para que a IA alivie a carga de trabalho do que receiam a perda de postos de trabalho.
 
  • Satisfação dos trabalhadores
Os trabalhadores que utilizam a IA no seu dia a dia acreditam que conseguem realocar o seu tempo em atividades criativas em vez de gastar maior parte do seu tempo em tarefas repetitivas, aumentando, assim, a sua satisfação e produtividade.
 
  • Tomada de decisões
A adoção de análises baseadas em IA ajuda a minimizar os preconceitos humanos e o seu impacto nos locais de trabalho e nas carreiras, uma vez que é mais fácil tomar decisões tendo por base dados.
 
  • Locais de trabalho inclusivos
A IA promove a diversidade e a inclusão no local de trabalho, permitindo avaliações de competências baseadas em dados e contratações com base nas competências reais dos candidatos.
 
  • Mitigação de riscos
A IA protege o trabalho do risco operacional em cenários industriais através da deteção de anomalias e da manutenção preditiva, minimizando a probabilidade de falhas e consequentes desastres. Também pode identificar sinais de fadiga ou desconforto psicológico para acionar iniciativas de apoio específicas.
 

Desafios e orientações para a adoção da IA no local de trabalho

  • Identificação de casos de utilização
A implementação de soluções de IA pode ter um grande impacto, mas também pode ser demorada e financeiramente exigente devido aos requisitos de capacidade de processamento e aos longos tempos de formação dos algoritmos. Decidir se a IA representa uma melhor opção em relação às tecnologias convencionais é essencial para fazer com que a sua adoção valha o esforço e o investimento, maximizando o ROI e garantindo a adesão das partes interessadas e dos executivos. A IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas, tomar decisões baseadas em dados, melhorar a experiência do cliente e promover a colaboração entre equipas.
 
  • Privacidade e segurança dos dados
As soluções de IA podem tratar informações sensíveis, como dados de transações financeiras, propriedade intelectual ou segredos comerciais, que podem tornar-se alvo de fraudes, pirataria informática e violações. Assim, é necessário proteger as empresas com funcionalidades de cibersegurança como a gestão de identidade e acesso, a autenticação multifator, a monitorização da atividade do utilizador e a troca de dados encriptados através de protocolos criptográficos. A IA pode, também, proteger os dados dos trabalhadores, por exemplo, através da deteção de fraudes e da prevenção de violações de dados.

À medida que a IA transforma o trabalho, a colaboração entre humanos e IA será o próximo padrão de trabalho transformacional – e a capacidade de trabalhar iterativamente com a IA será uma habilidade essencial. O Copilot é a ferramenta Microsoft que surgiu para libertar a criatividade, desbloquear a produtividade e melhorar as competências de todos os trabalhadores que o utilizem. Aqueles que tratarem o Copilot não como um motor de busca, mas como um assistente altamente capaz, infinitamente paciente e sempre disponível, serão os que mais ganharão. 

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