Gestão do Sistema de Qualidade – Gestão e certificação das normas de qualidade

13-10-2023

Simplifique os processos e conecte toda a empresa num só sistema!
Gestão do Sistema de Qualidade – Gestão e certificação das normas de qualidade

Gestão de qualidade e os seus benefícios

A gestão de qualidade é uma ferramenta estratégica que está alinhada a conceitos reconhecidos mundialmente, fazendo com que seja um requisito obrigatório para uma empresa se manter no mercado. 

A gestão de qualidade é direcionada para os gestores para que estes trabalhem na melhoria dos produtos e serviços, garantindo a satisfação das necessidades do cliente. Conheça mais alguns benefícios da gestão de qualidade:
  • Maximização do desempenho e aumento da produtividade da organização;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Redução de custos;
  • Otimização de processos;
  • Aumento da competitividade;
  • Adoção de novas tecnologias;
  • Aumento da notoriedade da empresa.


Erros a evitar na gestão de qualidade

Planear, acompanhar resultados e investir são três pontos chave para o sucesso da gestão de qualidade. Conheça os erros que deve evitar e nos quais um software pode ajudar a evitar:
  • Gestão de documentos ineficaz;
  • Falta de análise dos resultados;
  • Não realizar um planeamento estratégico;
  • O foco não ser o consumidor;
  • Falta de investimento em formações;
  • Não ter objetivos definidos;
  • Problemas de comunicação;
  • Não utilizar ferramentas de qualidade.
Um software de gestão de qualidade integrado garante a excelência da gestão! 

A solução Gestão da Qualidade (Quality Process Certification) é um módulo complementar do ERP Microsoft Dynamics 365 Business Central/Microsoft NAV, que implementa um conjunto de funcionalidades para a gestão da Qualidade e processos internos da organização, conforme caraterizado pela norma ISO 9001.

Esta solução de gestão de qualidade fornece mecanismos para avaliar a eficiência dos processos e produtos; assegura a uniformização e conformidade dos procedimentos; e, aumenta a eficácia na identificação e solução de não conformidades, proporcionando melhorias contínuas nos produtos, serviços e processos de cada empresa.
 

Quais as principais funcionalidades do software de Gestão da Qualidade?

  • Auditorias de Qualidade
    • Criação de estrutura que define as diferentes normas utilizadas na empresa;
    • Criação de planos anuais de auditorias, sujeitos a aprovação, dos quais podem ser geradas revisões;
    • Definição da equipa de auditores, elementos a contactar e áreas da auditoria;
    • Associação de um plano de atividades a cada auditoria;
    • Quando a auditoria termina é possível registar as Não Conformidades e observações, que podem originar ações corretivas ou preventivas – registadas e tratadas no módulo de Ações Corretivas/Preventivas.
  • Não conformidades
    • Agrupadas e codificadas por ano e sequência;
    • Podem originar uma correção (ex. reparação de artigo defeituoso e sua posterior utilização) e/ou Ações Corretivas/Preventivas;
    • Encerradas automaticamente sempre que a sua correção estiver concluída e as ações corretivas/preventivas associadas estiverem fechadas;
    • Encerradas manualmente no caso da não conformidade não originar correção nem ações corretivas/preventivas.
  • Ações Corretivas/Preventivas
    • Agrupadas e codificadas por ano e sequência;
    • Identificação da origem: Não conformidades, notas de auditorias, reclamações, outras;
    • Registo de todos os dados referentes à identificação da ação (causas, descrição, origem, data de emissão) e da análise do pedido.
  • Gestão de equipamentos
    • Ferramenta de controlo das manutenções curativas e preventivas;
    • Componente de informação e catalogação da empresa - diferentes tipos de equipamentos e respetivas características técnicas;
    • Associação de planos de manutenção a cada equipamento;
    • Registo das intervenções ocorridas relativas ao plano de manutenção de equipamento;
    • Registo de incidentes dos equipamentos.
  • Reclamações de Clientes
    • Gestão de todo o processo de registo de reclamações de clientes e posterior tratamento:
      • Recolha da informação sobre a reclamação (descrição, artigo, lote, etc.);
      • Tratamento e direcionamento para a pessoa responsável;
      • Acompanhamento de todo o processo da reclamação.


A gestão da qualidade pode se tornar muito mais eficaz e produtiva com o auxílio de um software de gestão que possibilite que os processos sejam automatizados e centralizados em um só lugar. Entre em contacto com a Hydra iT para saber mais sobre o Add-on Gestão do Sistema de Qualidade. 
 
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