CRM na cloud é a melhor opção?

18-10-2023

Descubra o que é e quais as vantagens de um CRM alojado na nuvem.
CRM na cloud é a melhor opção?

A relação com o cliente é um desafio cada vez maior para as organizações, onde é necessário mais qualidade e agilidade. Por isso, é importante que uma empresa adote tecnologias como o CRM (Customer Relationship Management) para que seja possível registar todas as fases de contacto com os seus clientes e potenciais clientes ou leads e potencializar as oportunidades de negócio.

Para uma empresa se manter competitiva no mercado atual, é determinante proporcionar experiências de qualidade aos clientes, pelo que uma solução de CRM forte revela ser uma necessidade. Independentemente da sua dimensão, qualquer empresa irá obter benefícios: todos os negócios necessitam de uma solução de CRM que agregue todo os dados relevantes e os apresente de forma inteligente e intuitiva às equipas – marketing, comerciais e vendas, assistentes ou comerciantes, técnicos de serviço e equipas de apoio e suporte ao cliente.

Um software de CRM é muito útil para identificar e interagir com os clientes certos, melhorar a interação com os clientes, centralizar informações acompanhar o progresso ao longo de toda a jornada do cliente e para aumentar a produtividade de uma equipa.

Uma solução de sistema de CRM deve ser:

  • Extensível - deve dar suporte a diferentes tipos de implantações, na nuvem ou na infraestrutura local.
  • Seguro - deve ser um sistema que personalize níveis de segurança para utilizadores e trabalhe com sua função de segurança.
  • Escalonável – deve acompanhar o crescimento da empresa.

Neste artigo, vai ficar a conhecer as vantagens de instalar um sistema CRM na cloud!
 

O que é o CRM na cloud?

O CRM na nuvem é aquele que fica instalado num servidor remoto, numa solução SaaS (software como serviço). Assim, não é necessário instalar o software nem contar com um servidor robusto na empresa para guardar todas as informações. O fornecedor do software CRM faz toda a implementação com segurança e agilidade. Os CRMs baseados na cloud alojam todas as soluções na nuvem e as atualizações são efetuadas pelo fornecedor.

Saiba mais sobre on-premise vs cloud, aqui
 

Vantagens do CRM na cloud

  • Segurança
As soluções de CRM na nuvem têm estratégias de backup automáticas e planos de recuperação de dados caso algum desastre aconteça. Isto permite que estes sistemas na cloud sejam mais seguros e confiáveis.

Para além disto, são fornecidos com medidas de segurança robustas e certificações para proteger as informações da empresa e dos clientes, como a autenticação em duas etapas e palavras-passe fortes, um requisito importante para estar em conformidade com o RGPD.
 
  • Flexibilidade
Um CRM na cloud consegue se adaptar a todas as empresas. As pequenas empresas podem começar com funcionalidades mínimas que as podem ajudar no trabalho atual e depois adicionar mais capacidade, novas funcionalidades e módulos avançados à medida que crescem.
 
  • Integração simples
Um CRM baseado na nuvem pode ser facilmente integrado com outras aplicações e software, como clientes de correio eletrónico e ferramentas de produtividade, permitindo-lhe realizar tarefas sem problemas e obter visibilidade de ponta a ponta em todo o processo de vendas.
 
  • Fácil de utilizar em qualquer lugar
Os estilos e locais de trabalho mudaram e os colaboradores precisam de poder aceder aos dados e sistemas em qualquer dispositivo, qualquer lugar e qualquer momento. O facto do CRM estar alojado na cloud permite que se tenha acesso ao sistema durante 24 horas por dia. Assim, as equipas têm acesso à informação que necessitam em qualquer momento, melhorando a eficiência do seu trabalho. 

Desde fazer chamadas de vendas urgentes em movimento, enviar um email, encontrar rapidamente um número de telemóvel de um possível cliente, a alterar uma proposta de vendas, um CRM baseado na nuvem oferece um acesso contínuo à base de dados, a qualquer altura do dia.
 
  • Instalação simples
A instalação de um CRM na nuvem é rápida e simples, apenas é necessário acesso à Internet, ou seja, não é necessário instalar hardware, pagar a manutenção do servidor e do software, ter um técnico de TI no local 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou preocupar-se com instalações complexas, migrações de dados ou mesmo atualizações. 
 
  • Menores custos de manutenção
O CRM na cloud dispensa de servidores locais, ou seja, as empresas acabam por não ter custos em comprá-los e em energia elétrica que estes consomem. Para além disto, as atualizações são feitas de forma automática e gratuita. 
 
  • Automatização de tarefas
Com o CRM algumas tarefas podem ser automatizadas, sendo mais fácil gerir o dia a dia das equipas. Esta automação auxilia na eliminação de erros, o que impacta a qualidade do trabalho e a satisfação do cliente. 


Escolher uma solução de CRM que corresponda aos seus objetivos e que tenha a inteligência, a facilidade de utilização e a conectividade de dados de que necessita beneficia toda a sua organização pode ser bastante simples com o CRM Dynamics 365 Sales da Microsoft – um CRM alojado na cloud que agrega tudo o que um bom CRM deve oferecer. 

O Microsoft Dynamics 365 fornece várias aplicações empresariais com funcionalidades de CRM que podem ser utilizadas sozinhas ou em conjunto para alcançar os seus objetivos e que estão disponíveis para experimentar gratuitamente. Conheça todas as suas vantagens aqui!

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