Como escolher o CRM certo para uma empresa
14-08-2023
O CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão de clientes e contas, que permite gerir todas as fases de contacto de uma empresa com os seus clientes e potenciais clientes ou leads. Mais do que isso, permite assim uma gestão 360º que integra a gestão dos seus clientes com as outras áreas, tais como o marketing, vendas, atendimento e serviço pós-venda.
Na prática, o CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, e-mail, entre outras –, e as respetivas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, interações por e-mails ou telefónicas, entre outras.
Por isso o CRM é muito útil: reúne todas as informações relevantes sobre os clientes e leads num único lugar, e integra todos os dados importantes dos clientes, tais como informações pessoais, histórico e preferência de compras, tornando-se assim uma ferramenta indispensável para as equipas comerciais e marketing. O CRM ainda ajuda a melhorar as comunicações externas e internas, e a garantir boas experiências em todos os passos da jornada do cliente, entre outros benefícios.
A minha empresa precisa de um CRM?
Será que a sua empresa precisa de CRM? Estes são os fatores que indicam que sim:
- As equipas trabalham juntas, mesmo que estejam à distância;
- As equipas viajam várias vezes;
- É difícil encontrar os dados clientes para tomar decisões na hora;
- As informações estão em todo o lado e fica difícil fechar negócios;
- A empresa está a crescer mais rápido que o esperado;
- A empresa quer melhorar a experiência do cliente;
- O departamento de TI está sobrecarregado com pedidos de manutenção.
Como escolher o CRM certo para a minha empresa
Existem vários sistemas de CRM no mercado e, por isso, na hora de escolher qual é o software ideal para uma empresa há alguns tópicos que devem ser considerados pela equipa:
- Identificar as necessidades da empresa
- Definir o objetivo do software CRM
- Gerir relações:
- Aumentar a produtividade;
- Aumentar as vendas;
- Monitorizar a equipa comercial;
- Analisar o desenvolvimento das oportunidades.
- Personalização do sistema
Existem sistemas de CRM baseados na cloud e on-premise. A solução CRM on-premise está alojado num servidor local da empresa, enquanto uma solução na nuvem está alojada num servidor remoto e pode aceder através da Internet.
- Acesso ao CRM
- Integrações
- Conformidade com o RGPD
No fim de analisar todos estes pontos, estará a um passo mais perto de identificar o software de CRM certo para a sua empresa. O melhor CRM será o que melhor se adequa às suas necessidades.
Na Hydra IT implementa uma solução CRM que reúne todas as condições para ser o CRM adequado para as empresas, quer seja de uma grande indústria ou uma pequena empresa. Com o CRM Microsoft Dynamics 365 estará a investir no software certo para a sua equipa de vendas.
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