Como escolher o CRM certo para uma empresa

14-08-2023

Uma boa gestão de relação com os clientes é determinante para as empresas conseguirem vender mais e fidelizarem clientes.
Como escolher o CRM certo para uma empresa

O CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão de clientes e contas, que permite gerir todas as fases de contacto de uma empresa com os seus clientes e potenciais clientes ou leads. Mais do que isso, permite assim uma gestão 360º que integra a gestão dos seus clientes com as outras áreas, tais como o marketing, vendas, atendimento e serviço pós-venda. 

Na prática, o CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, e-mail, entre outras –, e as respetivas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, interações por e-mails ou telefónicas, entre outras.

Por isso o CRM é muito útil: reúne todas as informações relevantes sobre os clientes e leads num único lugar, e integra todos os dados importantes dos clientes, tais como informações pessoais, histórico e preferência de compras, tornando-se assim uma ferramenta indispensável para as equipas comerciais e marketing. O CRM ainda ajuda a melhorar as comunicações externas e internas, e a garantir boas experiências em todos os passos da jornada do cliente, entre outros benefícios.
 

A minha empresa precisa de um CRM?


Será que a sua empresa precisa de CRM? Estes são os fatores que indicam que sim:
  • As equipas trabalham juntas, mesmo que estejam à distância;
  • As equipas viajam várias vezes;
  • É difícil encontrar os dados clientes para tomar decisões na hora;
  • As informações estão em todo o lado e fica difícil fechar negócios;
  • A empresa está a crescer mais rápido que o esperado;
  • A empresa quer melhorar a experiência do cliente;
  • O departamento de TI está sobrecarregado com pedidos de manutenção.


Como escolher o CRM certo para a minha empresa


Existem vários sistemas de CRM no mercado e, por isso, na hora de escolher qual é o software ideal para uma empresa há alguns tópicos que devem ser considerados pela equipa:
 
  • Identificar as necessidades da empresa
As empresas não são iguais e o que pode funcionar para uma, pode não resultar para outra. Por isso, a primeira coisa a fazer antes de escolher um CRM é analisar os processos de vendas e marketing e perceber o que a empresa pretende simplificar e melhorar. 
 
  • Definir o objetivo do software CRM
Depois de se identificar as necessidades, o próximo passo é definir os objetivos do sistema CRM. Quanto mais souber sobre o objetivo que pretende alcançar, mais fácil será escolher o melhor CRM. Exemplos de objetivos:
- Gerir relações:
- Aumentar a produtividade;
- Aumentar as vendas;
- Monitorizar a equipa comercial;
- Analisar o desenvolvimento das oportunidades.
 
  • Personalização do sistema
Um bom CRM permite personalizar o software para conseguir implementar diferentes estratégias para as diferentes leads e clientes. A personalização do sistema com base nas necessidades da empresa é essencial para o bom funcionamento do CRM.
  Existem sistemas de CRM baseados na cloud e on-premise. A solução CRM on-premise está alojado num servidor local da empresa, enquanto uma solução na nuvem está alojada num servidor remoto e pode aceder através da Internet. 
 
  • Acesso ao CRM
Atualmente, é muito importante que seja possível aceder ao CRM a partir de qualquer lugar. Além disso, a equipa comercial utiliza vários dispositivos, como telemóvel, tablet e computadores, sendo que é importante poderem aceder ao CRM a qualquer altura, quer estejam num escritório ou a visitar um cliente. 
 
  • Integrações
Um dos benefícios do CRM é simplificar as tarefas de uma empresa. Assim, para um bom CRM, é importante que a integração com outros sistemas faça parte das suas características. O CRM da Microsoft permite integrações com o Outlook e Microsoft Teams, por exemplo. 
 
  • Conformidade com o RGPD
Atualmente, os dados são valiosos e é importante que as empresas cumpram regras para proteger os clientes e possíveis clientes. Assim, é extremamente necessário que uma solução de CRM esteja em conformidade com o RGPD.  


No fim de analisar todos estes pontos, estará a um passo mais perto de identificar o software de CRM certo para a sua empresa. O melhor CRM será o que melhor se adequa às suas necessidades.

Na Hydra IT implementa uma solução CRM que reúne todas as condições para ser o CRM adequado para as empresas, quer seja de uma grande indústria ou uma pequena empresa. Com o CRM Microsoft Dynamics 365 estará a investir no software certo para a sua equipa de vendas.

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