Caso de Sucesso
CRM Microsoft Dynamics 365 implementado em empresa de crédito automóvel
Para incrementar o relacionamento com os seus Clientes, a RCI Bank and Service escolheu o software Microsoft Dynamics 365 Sales para a fidelização de Clientes - renovação de veículos e contratos - e a recuperação de Clientes antigos.
O principal desafio do projeto era criar uma plataforma que centralizasse toda a informação, de implementação rápida, segura e em conformidade com o GDPR, altamente customizável e com um ótimo custo-benefício. A solução que reuniu todos os requisitos foi o Dynamics 365 Customer Engagement - módulo Sales.
Perfil
Empresa: RCI Bank and Services Portugal
Localização: Porto Salvo, Portugal
Setor: Instituição de crédito das marcas Renault, Nissan e Dacia
Produtos e Serviços: Crédito automóvel para as marcas Renault, Nissan e Dacia
Website: https://www.rcibankandservices.pt
Soluções implementadas: Microsoft Dynamics 365 Sales, Microsoft Exchange Online, Microsoft Azure
Sobre a RCI Bank and Services Portugal
A RCI Bank and Services Portugal é a filial portuguesa da RCI Bank and Services – Grupo Renault, um dos primeiros grupos europeus de financiamento automóvel e a primeira empresa de crédito automóvel em Portugal. Como financeira das marcas Renault, Dacia e Nissan, a empresa coloca à disposição soluções que protegem veículos e frotas automóveis, com uma ampla gama de produtos financeiros e serviços de Crédito, Leasing e Renting, Seguros e outros serviços para veículos e pessoas.
Com mais de 35 anos de experiência em Portugal, a RCI Bank tornou-se uma referência na oferta de produtos financeiros e serviços relacionados com o setor automóvel.
Desafio
“Na RCI Banque não usávamos nenhuma ferramenta avançada para a gestão do relacionamento. O nosso sistema de gestão de Clientes estava concentrado em ficheiros Excel, as leads eram geradas em email porém sem integração com o sistema, por isso, também não conseguíamos mapear os contactos.” - Pedro Gaia, CRM & Digital Manager - Direção de Marketing RCI Bank
Motivada em melhorar e potenciar o relacionamento com os seus Clientes, no final de 2016, a RCI Bank procurou uma solução de CRM, com o objetivo de incrementar a fidelização de Clientes (renovação de veículos e contratos) e a recuperação de Clientes antigos.
O principal desafio do projeto era criar uma plataforma centralizadora de todas as informações do Clientes, permitindo uma visão integrada de 360º de cada Cliente particular ou empresa e a gestão de novas oportunidades de negócio.
“Como operamos com três sites diferentes e um call center, era determinante conseguirmos implementar uma solução que nos permitisse contornar a grande dificuldade que tínhamos em controlar toda a informação num único sistema, e que, ao mesmo tempo, nos permitisse dividir o negócio em várias etapas e que conseguisse integrar todos os dados do Cliente, contratos e serviços associados.” - Pedro Gaia (RCI Bank)
Objetivos
Os principais objetivos da RCI Bank com a implementação da solução eram:
- Acesso e análise das informações de forma prática e intuitiva;
- Qualificação das leads;
- Integração com sistemas internos para distribuição e tratamento das leads;
- Segmentação automática da base de dados de contactos;
- Envio de emails para fidelização e renovação contratual;
- Centralização de toda a informação.
Abordagem
A solução eleita pela RCI Bank foi Microsoft Dynamics 365 Sales. A maior complexidade do desafio foi o desenvolvimento de integrações com os vários sistemas de informação da empresa, recorrendo aos serviços cloud da Microsoft - Azure. Deste trabalho resultou a disponibilidade de toda a informação existente, de forma estruturada e em tempo real.
Numa segunda fase do projeto, a Hydra iT implementou também funcionalidades de marketing para segmentação de leads e contactos e criação de listas de marketing. Para permitir o envio de emails, implementou também a solução Microsoft Exchange Online integrada com Microsoft Dynamics 365 Sales.
Resultados
“Conseguimos fazer a integração das leads diretamente no CRM: os contactos são qualificados no CRM e direcionados para os sistemas de CRM de cada umas marcas automóveis, para dar início a um novo processo.” - Pedro Gaia (RCI Bank)
A RCI Bank tem agora uma plataforma - Microsoft Dynamics 365 Sales - que centraliza todas as informações dos Clientes, permitindo uma visão integrada e em tempo real de cada Cliente particular ou empresa e a gestão de novas oportunidades de negócio. A empresa também melhorou a gestão do relacionamento e a comunicação com os seus Clientes.
O futuro da solução na RCI Bank passa pela integração de comunicações automáticas por SMS e email e pela utilização de novos “touch points” para a gestão de Clientes. Trabalho que está a ser desenvolvido com a equipa de consultores Hydra iT.
“O nosso objetivo principal de obter uma ferramenta ágil de integração da carteira de Clientes foi cumprido. Agora sabemos o que temos, com as informações organizadas e com mais autonomia” - Pedro Gaia (RCI Bank)