Fim do Skype: o que vem a seguir?
09-04-2025

Chegamos ao fim da era do Skype, o serviço telefónico e de vídeo baseado na Internet que, em meados dos anos 2000, era a forma dominante de manter a ligação entre pessoas. O produto foi lançado em 2003, na Estónia, e rapidamente se tornou popular em todo o mundo pela possibilidade de realizar chamadas internacionais gratuitas, um serviço tradicionalmente caro na rede telefónica. Foi adquirido pela Microsoft em 2011, mas a sua popularidade desvaneceu-se nos últimos anos.
A plataforma de videochamadas será substituída em maio 2025 por uma versão gratuita do Microsoft Teams, o moderno centro de comunicações e colaboração, com o objetivo de simplificar as ofertas de comunicações gratuitas e adaptar-se às necessidades dos clientes.
Nesta versão gratuita do Teams, os utilizadores têm acesso a praticamente às mesmas funcionalidades principais que utilizam no Skype, como chamadas individuais e em grupo, mensagens e partilha de ficheiros. Para além disso, o Teams oferece funcionalidades melhoradas, como a organização de reuniões e gestão de calendários.
O que vem a seguir para os utilizadores do Skype
Durante o processo de transição, os utilizadores do Skype têm duas opções:- Migrar para o Microsoft Teams gratuitamente
- Exportar os dados do Skype
O Skype está disponível até 5 de maio de 2025, para que os utilizadores tenham tempo de explorar o Teams e decidir qual destas opções é melhor.
Se ainda utiliza o Skype e precisa de ajuda no upgrade certo, entre em contacto connosco!
Fonte: Microsoft