Microsoft lança os primeiros agentes autónomos para Microsoft Studio e Dynamics 365

24-01-2025

Agentes autónomos impulsionam a eficiência empresarial com Inteligência Artificial.
Microsoft lança os primeiros agentes autónomos para Microsoft Studio e Dynamics 365

A Microsoft anunciou o lançamento dos primeiros agentes autónomos para Copilot Studio e para Dynamics 365. Estes agentes utilizam Inteligência Artificial (IA) para executar autonomamente processos empresariais, como gerar e processar vendas ou automatizar cadeias de abastecimento, permitindo que os profissionais e equipas se concentrem em tarefas mais estratégicas.

Com a introdução destes novos agentes autónomos, a Microsoft visa capacitar as empresas a evoluir. Estes agentes baseiam-se no contexto dos dados de trabalho no Microsoft 365 Graph, sistemas de registo, Dataverse e Fabric, e podem apoiar diversas funções, desde o help desk de TI até à integração de novos colaboradores, atuando como um assistente pessoal para vendas e serviços.

Para além disto, a Microsoft anunciou ainda a introdução de dez novos agentes autónomos no Dynamics 365, com o objetivo de aumentar a capacidade das equipas de vendas, serviços de apoio, financeiros, e cadeia de valor das organizações. Deste grupo, destacam-se os seguintes agentes:

  • Agente de qualificação de vendas: Permite aos vendedores focarem-se nas oportunidades de vendas mais prioritárias, enquanto o agente pesquisa leads, ajuda a priorizar oportunidades e orienta o contacto com os clientes através de e-mails e respostas personalizadas.
  • Agente de comunicação com fornecedores: Otimiza a cadeia de abastecimento e minimiza interrupções dispendiosas, monitorizando autonomamente o desempenho dos fornecedores, detetando atrasos e respondendo em conformidade, libertando as equipas de compras da monitorização manual e resolução de problemas.
  • Agentes de intenção do cliente e gestão de conhecimento do cliente: Transformadores para as equipas de atendimento ao cliente, estes agentes ajudam a resolver problemas dos clientes e adicionam autonomamente artigos baseados em conhecimento para expandir as melhores práticas em toda a equipa de atendimento.

Esses agentes são projetados para aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente, adaptando-se às necessidades específicas de cada área da empresa. Podem iniciar tarefas por conta própria e responder indicadores ou outros sinais em tempo real, reduzindo a necessidade de supervisão humana constante, e também têm capacidade para tomar decisões informadas com base em dados, melhorando a precisão e a eficiência dos processos empresariais.

Os novos agentes autónomos para o Microsoft Studio e Dynamics 365 prometem assim oferecer a vantagem competitiva de que as empresas precisam para garantir o futuro das suas organizações. 

Fonte: Microsoft News
 

Partilhar