As três grandes tendências de IA em 2024
07-06-2024
Conheça os avanços no mundo da Inteligência Artificial para os próximos meses
2023 foi um ano em que a Inteligência Artificial (IA) generativa deu grandes passos para se afirmar, passando dos laboratórios de investigação para a vida real, com milhões de pessoas a utilizá-la através de ferramentas populares como o ChatGPT e o Microsoft Copilot. Em 2024 espera-se que a IA se torne mais acessível e integrada em tecnologias que melhorem as tarefas do dia a dia e que ajudem a resolver problemas difíceis.
Com base nisto, a Microsoft definiu as seguintes três grandes tendências de IA em 2024:
- Pequenos modelos de linguagem (SLM)
Sebastien Bubeck da Microsoft Research afirma que os SLMs podem tornar a IA mais acessível devido ao seu tamanho e custo, e que estão a ser desenvolvidas formas de os tornar tão poderosos quanto os LLMs.
A Microsoft desenvolveu os SLMs Phi e Orca, que têm um desempenho comparável ou superior aos LLMs em certas áreas, desafiando a ideia de que a escala é essencial para o desempenho. Ao contrário dos LLMs, que usam grandes quantidades de dados da Internet, os SLMs utilizam dados de treino selecionados e de alta qualidade, permitindo alcançar novos limites de tamanho e desempenho. Nos próximos meses, espera-se o lançamento de modelos melhorados para promover mais investigação e inovação.
- AI multimodal
O Copilot usa um modelo multimodal para processar imagens, linguagem natural e dados de pesquisa do Bing, permitindo, por exemplo, identificar o significado histórico de um monumento numa fotografia carregada.
A IA multimodal também alimenta o Microsoft Designer, que gera imagens a partir de descrições textuais, e permite criar vozes neurais personalizadas, úteis em leitores de texto e para pessoas com deficiências vocais.
“A multimodalidade pode criar experiências mais humanas, aproveitando melhor sentidos como visão, fala e audição”, afirma Jennifer Marsman, engenheira principal do Gabinete do Diretor de Tecnologia da Microsoft, Kevin Scott.
- IA na ciência
Para mitigar as alterações climáticas e aumentar a eficiência agrícola, os investigadores da Microsoft usam IA para criar melhores previsões meteorológicas, estimadores de carbono e ferramentas para uma agricultura sustentável.
Nas ciências da vida, investigadores colaboram no maior modelo de IA baseado em imagens para combater o cancro e usam IA para descobrir novos medicamentos para doenças infeciosas e moléculas para tratamentos inovadores.
A IA está a transformar a ciência dos materiais, facilitando a criação de novos materiais com propriedades específicas. Uma descoberta recente mostrou como a IA e a computação de alto desempenho podem acelerar a busca por materiais de bateria menos tóxicos.
“A inteligência artificial está a impulsionar uma revolução na descoberta científica”, afirma Chris Bishop, diretor da equipa AI4Science da Microsoft Research. “Esta pode ser a aplicação mais excitante e importante da IA.”.
Acompanhe a Hydra iT para se manter a par de todas as novidades tecnológicas! Entre em contacto connosco para transformar o seu negócio!
Fonte: Microsoft (https://news.microsoft.com/three-big-ai-trends-to-watch-in-2024/?ocid=FY24_soc_omc_br_li_Trends)
Partilhar