As três grandes tendências de IA em 2024

07-06-2024

Conheça os avanços no mundo da Inteligência Artificial para os próximos meses
As três grandes tendências de IA em 2024

2023 foi um ano em que a Inteligência Artificial (IA) generativa deu grandes passos para se afirmar, passando dos laboratórios de investigação para a vida real, com milhões de pessoas a utilizá-la através de ferramentas populares como o ChatGPT e o Microsoft Copilot. Em 2024 espera-se que a IA se torne mais acessível e integrada em tecnologias que melhorem as tarefas do dia a dia e que ajudem a resolver problemas difíceis. 

Com base nisto, a Microsoft definiu as seguintes três grandes tendências de IA em 2024:

  • Pequenos modelos de linguagem (SLM)
Os modelos de linguagem grandes (LLMs) como o Copilot exigem muitos recursos de computação, o que torna os modelos de linguagem pequenos (SLMs) uma alternativa relevante. Embora ainda grandes, com imensos parâmetros, os SLMs podem ser executados offline num telemóvel. Esses parâmetros são variáveis que determinam o comportamento do modelo.

Sebastien Bubeck da Microsoft Research afirma que os SLMs podem tornar a IA mais acessível devido ao seu tamanho e custo, e que estão a ser desenvolvidas formas de os tornar tão poderosos quanto os LLMs.

A Microsoft desenvolveu os SLMs Phi e Orca, que têm um desempenho comparável ou superior aos LLMs em certas áreas, desafiando a ideia de que a escala é essencial para o desempenho. Ao contrário dos LLMs, que usam grandes quantidades de dados da Internet, os SLMs utilizam dados de treino selecionados e de alta qualidade, permitindo alcançar novos limites de tamanho e desempenho. Nos próximos meses, espera-se o lançamento de modelos melhorados para promover mais investigação e inovação.
 
  • AI multimodal
A maioria dos LLM processa apenas texto, mas os modelos multimodais podem compreender texto, imagens, áudio e vídeo, enriquecendo e tornando mais precisas tecnologias como ferramentas de pesquisa e aplicações de criatividade.

O Copilot usa um modelo multimodal para processar imagens, linguagem natural e dados de pesquisa do Bing, permitindo, por exemplo, identificar o significado histórico de um monumento numa fotografia carregada.

A IA multimodal também alimenta o Microsoft Designer, que gera imagens a partir de descrições textuais, e permite criar vozes neurais personalizadas, úteis em leitores de texto e para pessoas com deficiências vocais.

“A multimodalidade pode criar experiências mais humanas, aproveitando melhor sentidos como visão, fala e audição”, afirma Jennifer Marsman, engenheira principal do Gabinete do Diretor de Tecnologia da Microsoft, Kevin Scott.
 
  • IA na ciência
Especialistas preveem grandes avanços em ferramentas de IA para acelerar descobertas científicas, focadas em resolver problemas globais como alterações climáticas, crises energéticas e doenças.

Para mitigar as alterações climáticas e aumentar a eficiência agrícola, os investigadores da Microsoft usam IA para criar melhores previsões meteorológicas, estimadores de carbono e ferramentas para uma agricultura sustentável. 

Nas ciências da vida, investigadores colaboram no maior modelo de IA baseado em imagens para combater o cancro e usam IA para descobrir novos medicamentos para doenças infeciosas e moléculas para tratamentos inovadores.

A IA está a transformar a ciência dos materiais, facilitando a criação de novos materiais com propriedades específicas. Uma descoberta recente mostrou como a IA e a computação de alto desempenho podem acelerar a busca por materiais de bateria menos tóxicos.

“A inteligência artificial está a impulsionar uma revolução na descoberta científica”, afirma Chris Bishop, diretor da equipa AI4Science da Microsoft Research. “Esta pode ser a aplicação mais excitante e importante da IA.”.


Acompanhe a Hydra iT para se manter a par de todas as novidades tecnológicas! Entre em contacto connosco para transformar o seu negócio!

Fonte: Microsoft (https://news.microsoft.com/three-big-ai-trends-to-watch-in-2024/?ocid=FY24_soc_omc_br_li_Trends)
 

Partilhar