Microsoft Power Apps – Criar uma aplicação nunca foi tão fácil!

27-07-2023

Com o Microsoft Power Apps é possível criar e desenvolver aplicações personalizadas, de forma fácil e rápida, para diferentes necessidades empresariais.
Microsoft Power Apps – Criar uma aplicação nunca foi tão fácil!

O que são Power Apps?

Microsoft Power Apps é uma plataforma de desenvolvimento low-code, com um conjunto de serviços, conetores e plataformas de dados, que permite o desenvolvimento de aplicações empresariais sem a necessidade de um amplo conhecimento técnico. 

A grande vantagem destas aplicações no-code/low-code é que utilizadores com vários diferentes conhecimentos técnicos conseguem desenvolver aplicações para atender às necessidades específicas da organização, o que pode ser bastante útil para áreas diversas como, por exemplo, recursos humanos, área financeira, vendas, gestão de clientes, melhoria contínua e otimização de processos. 

As aplicações criadas através do Power Apps fornecem funcionalidades avançadas relacionadas com a empresa e fluxos de trabalho que melhoram os processos empresariais manuais, transformando-os em processos digitais automatizados. Além disso, o Power Apps tem uma interface de “arrastar e soltar”, muito simples de utilizar, que permite que os utilizadores criem aplicações personalizadas simplesmente arrastando e soltando componentes. Também possui modelos e conetores pré-criados para outros serviços da Microsoft, como Power BI, Microsoft Flow e Microsoft Teams.

É esta simplicidade e a abordagem low-code da plataforma que tornam as Power Apps populares e bem-sucedidas.
 

Tipos de Power Apps

Microsoft Power Apps é um serviço na cloud executado em Azure – a plataforma de computação na cloud da Microsoft – e está disponível como parte do Microsoft 365 e como uma aplicação autónoma. A plataforma suporta tanto aplicações com “tela em branco” como disponibiliza modelos, permitindo criar aplicações para a Web e dispositivos móveis. 

Existem quatro tipos principais de Power Apps utilizados para o desenvolvimento de aplicações:
 
  • Aplicações baseadas em modelos
Permite introduzir dados e informações, enquanto há o controlo automático do esquema da aplicação em desenvolvimento. O tipo de dados introduzidos normalmente determina o tipo de apresentação da aplicação. Este tipo de aplicação é útil quando se pretende desenvolver uma aplicação complexa. As aplicações com base nos modelos utilizam uma interface unificada para criar designs responsivos e apelativos.
 
  • Portal Power Apps
O PowerApps Portal pode ser utilizado para criar portais web ou websites que podem ser partilhados interna e externamente, permitindo que todos os utilizadores interajam de forma segura com os dados armazenados no portal. 
 
  • Aplicações do Canvas
Para trabalhar com as aplicações Canvas, é necessário começar com todas as fontes de dados da aplicação que está a ser desenvolvida. Depois, deve-se adicionar os fluxos de trabalho e, por fim, criar o design da aplicação. Estas aplicações oferecem mais flexibilidade do que as aplicações com base em modelos e são fáceis de utilizar. 
 
  • Dataverse
O Dataverse é uma plataforma de dados do Power Apps que permite armazenar e classificar dados empresariais com tabelas personalizadas, linhas e um conjunto de normas de forma segura e protegida. 
 

Vantagens das Power Apps

 
  • Low-code
Qualquer pessoa pode criar, desenvolver e conceber uma aplicação com Power Apps, mesmo sem nenhuma experiência, uma vez que é utilizado pouca, ou nenhuma, codificação. 
 
  • Segurança
Com Power Apps, existe controlo total das aplicações utilizadas pela empresa. Os colaboradores podem guardar todos os seus trabalhos, controlar opções e gerir dados. 
 
  • Baixo custo
Power Apps tem um custo relativamente baixo para a criação de aplicações. O facto de se ter licenças Microsoft facilita a compra da ferramenta Microsoft Power Apps.
 
  • Conectores de dados fáceis de utilizar
Power Apps tem vários conectores disponíveis que permitem a fácil ligação entre os dados normalizados à aplicação criada. PowerApps também oferece funcionalidades de arrastar e largar e modelos para tornar o acesso aos dados muito mais fácil.
 

Exemplos de utilização do Microsoft Power Apps

 
  • Aplicação de Onboarding a novos colaboradores
Este tipo de aplicação permite que as empresas otimizem o processo de integração dos novos colaboradores, criando fluxos de trabalho personalizados, listas de tarefas e listas de verificação para os orientar.
 
  • Aplicação de feedback e ideias dos colaboradores
Com esta aplicação, os colaboradores podem dar a sua opinião sobre alguns aspetos da empresa, dar sugestões de melhorias para a organização ou dar ideias de atividades, por exemplo de team building, que gostassem de ver realizadas. 
 
  • Aplicação de aprovação de despesas
Com esta aplicação, o colaborador pode declarar uma despesa apresentando um pedido com comprovativos válidos. O gestor da empresa pode aprovar ou rejeitar o pedido e adicionar comentários, se necessário.
 
  • Aplicação de pedido de suporte
Este tipo de aplicação dá às empresas o poder de gerir os pedidos de suporte dos clientes e também das equipas internas. Os clientes podem submeter os seus pedidos através da app, tornando-se mais fácil comunicar os seus problemas. 


Ficou curioso e quer saber mais? Veja o nosso conjunto de webinars sobre Power Plataform e fique a conhecer mais sobre este conjunto de ferramentas Microsoft! Entre em contacto com a Hydra iT e agende já uma demonstração!
 
Partilhar