Tendências de Marketing para 2023 nas TI
06-02-2023
Num setor tão competitivo e em constante mudança como o das Tecnologias da Informação é importante definirmos estratégias que vão ao encontro do nosso público-alvo e que, com o apoio das melhores tecnologias, consigamos tirar o máximo partido com o mínimo esforço para as equipas.
Prevê-se que o ano de 2023 seja muito desafiante para todas as empresas, no entanto, há algumas áreas do marketing onde é importante continuarem a investir, nomeadamente, na personalização da experiência do cliente e na automatização de processos.
SIMPLIFICAR PROCESSOS, TORNANDO-OS MAIS EFICAZES E ESCALÁVEIS
Automatizar é transformar um processo manual e torná-lo o mais independente possível da interação humana. Qualquer processo que uma empresa identifique com potencial de ser melhorado é passível de ser automatizado e na área do marketing não é exceção.
A automatização de marketing ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, mas de forma personalizada. Com a utilização das ferramentas certas é possível tratar de todo o processo de marketing, realizar um planeamento e gestão mais eficaz e, com menos recursos, ter excelentes resultados.
O mercado exige cada vez mais competitividade, agilidade e resultados. Ao automatizar tarefas as organizações ganham tempo e eficiência para serem mais competitivas e ágeis!
APROXIMAR E FIDELIZAR OS CLIENTES COM EXPERIÊNCIAS PERSONALIZADAS
Mais do que angariar novos clientes, o esforço da equipa de marketing deve passar por identificar estratégias para a retenção e satisfação dos clientes atuais. A oferta de produtos personalizados e um atendimento individualizado deve constituir uma prioridade das empresas que se querem destacar no mercado.
O cliente é o foco das organizações. Quanto mais informação as empresas tiverem sobre os seus clientes, mais certeiras serão as suas ações. Centralizar toda a informação num único software é uma aposta segura, pois permite conhecer profundamente os diferentes perfis e, desta forma, atuar ativa e preventivamente. A tomada de decisões deve ter por base a análise e interpretação de dados com foco na otimização da jornada do cliente. Quantos mais dados uma organização possuir sobre os seus clientes, mais fácil será esse trabalho. Saber o que necessitam e oferecer-lhes mesmo antes de procurarem é uma forma de encantar e fortalecer relacionamentos.
2023 SERÁ UM ANO DESAFIANTE
A estratégia passará por inovar, escolher os parceiros e plataformas certas e estar sempre disponível para adaptar e melhorar a metodologia e ferramentas.
Este artigo foi escrito a convite da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), no âmbito do E-Book: Tendências de Marketing para 2023, disponível, gratuitamente, aqui >>