Explorar os requisitos do NIS2 com as soluções de segurança da Microsoft
10-05-2024
Prepare-se para o futuro da cibersegurança!
A Diretiva 2 relativa à segurança das redes e da informação (NIS2) é uma continuação e expansão da anterior diretiva da União Europeia (UE) sobre cibersegurança, introduzida em 2016.
Com a NIS2, a UE expande a base original de medidas de gestão de riscos cibernéticos e obrigações de comunicação para incluir mais setores e organizações críticas. As organizações têm até 17 de outubro de 2024 para melhorar a sua postura de segurança antes de serem legalmente obrigadas a cumprir os requisitos da NIS2. A diretiva alargada representa um marco crítico para os entusiastas e profissionais da tecnologia.
Principais características da NIS2
A diretiva NIS2 inclui avaliações de risco, autenticação multifator, procedimentos de segurança para funcionários com acesso a dados sensíveis e muito mais. Abrange também requisitos relativos à segurança da cadeia de fornecimento, gestão de incidentes e planos de recuperação da atividade. No geral, a estrutura abrangente eleva a fasquia dos requisitos anteriores:- Requisitos mais rigorosos e impacto em mais setores.
- Foco na garantia da continuidade do negócio, incluindo a segurança da cadeia de fornecimento.
- Obrigações de comunicação melhoradas e simplificadas.
- Repercussões mais graves, incluindo coimas e responsabilidade legal para a gestão.
- Implementação em todos os Estados-Membros da UE.
O futuro da segurança na nuvem
A abordagem da Microsoft à preparação da NIS2 é uma combinação de conhecimento técnico, estratégias inovadoras e um profundo conhecimento jurídico. A Microsoft está empenhada em fomentar uma mentalidade de segurança em primeiro lugar e em garantir que todos os serviços na cloud estabeleçam um padrão para conformidade regulamentar e excelência da cibersegurança no mundo da tecnologia.Com o NIS2, as organizações estão a enfrentar um novo conjunto de protocolos de segurança, estratégias de gestão de risco e táticas de resposta a incidentes. As ferramentas de gestão de segurança na nuvem da Microsoft foram concebidas para enfrentar estes desafios de frente, ajudando a garantir um ambiente digital seguro para a comunidade.
A conformidade com o NIS2 alinha-se com os mesmos princípios do Zero Trust abordados pelas soluções de Segurança da Microsoft, que podem ajudar a fornecer uma parede sólida de proteção contra ciberameaças em toda a superfície de ataque de qualquer organização.
Para uma cibersegurança eficaz, é necessária uma abordagem totalmente integrada à proteção e uma investigação e resposta simplificadas às ameaças. As soluções de segurança da Microsoft fornecem isso, com:
- Microsoft Sentinel – Para obter visibilidade e gerir as ameaças em todo o património digital com um moderno sistema de gestão de eventos e informações de segurança (SIEM).
- Microsoft XDR – Bloquear ataques e coordenar a resposta entre ativos com a deteção e resposta alargadas (XDR) incorporadas no Microsoft 365 e no Azure.
- Inteligência de Ameaças do Microsoft Defender – Para expor e eliminar ameaças modernas usando inteligência dinâmica contra ameaças cibernéticas.
Próximos passos
A introdução da NIS2 está a remodelar o panorama da cibersegurança. A Hydra iT está preparada para equipar os profissionais de tecnologia com os conhecimentos e as ferramentas para se destacarem neste novo ambiente regulamentar. Para dar o próximo passo para a NIS2 na sua organização, descarregue o nosso guia de princípios orientadores da NIS2 ou contacte a Hydra iT para saber mais.Partilhar