Motivos para começar a utilizar as Power Platform em 2024
07-03-2024
Desbloqueie o Potencial da sua Empresa com as aplicações Microsoft Power Platform.
O low-code e o no-code são o futuro do desenvolvimento de aplicações e as soluções Microsoft Power Platform acompanham estas tendências! Power Platform é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações low-code, que permite aos utilizadores criar soluções de negócios personalizadas de forma rápida e sem a necessidade de conhecimentos profundos em programação.
A plataforma Microsoft Power Platform é criada de raiz para funcionar em conjunto com uma forte segurança, gestão e conformidade, proporcionando também espaço para crescimento. Com estas soluções, as empresas mantêm-se ágeis e conseguem desenvolver soluções que impulsionam os seus negócios.
O que é a Microsoft Power Platform?
Power Platform consiste num conjunto de ferramentas "Low-Code/No-Code" integrado no Microsoft 365 que permite a criação de aplicações empresariais personalizadas, fluxos de trabalho automatizados, dashboards interativos e websites. O mundo Microsoft Power Platform engloba as seguintes soluções:O Microsoft Power Apps é uma plataforma de desenvolvimento low-code que oferece serviços, conectores e plataformas de dados, permitindo o desenvolvimento de aplicações empresariais sem a necessidade de amplos conhecimentos técnicos. As aplicações criadas no Power Apps fornecem funcionalidades avançadas relacionadas com a empresa e fluxos de trabalho, melhorando os processos empresariais manuais através de fluxos de trabalho automatizados. O Power Apps é intuitivo, permitindo aos utilizadores criar aplicações personalizadas através de arrastar e soltar componentes.
Exemplos de utilização:
- Aplicação de Onboarding a novos colaboradores - Este tipo de aplicação permite que as empresas otimizem o processo de integração dos novos colaboradores, criando fluxos de trabalho personalizados, listas de tarefas e listas de verificação para os orientar.
- Aplicação de feedback e ideias dos colaboradores - Com esta aplicação, os colaboradores podem dar a sua opinião sobre alguns aspetos da empresa, dar sugestões de melhorias para a organização ou dar ideias de atividades, por exemplo de team building, que gostassem de ver realizadas.
Exemplos de utilização:
- Controlo de stock – O Power BI cruza os dados que estão em tabelas, por exemplo uma controla o stock de produtos, outra que controla o número de pedidos e outra que controla os preços, para saber se existem produtos suficientes para os clientes e qual vai ser o lucro das vendas.
- Criar dashboards – Isto permite a visualização em gráficos e tabelas visuais que facilitam a visualização em uma só tela.
Exemplos de utilização:
- Portais de apoio ao cliente – Permite que os colaboradores criem e giram bilhetes com o helpdesk de TI interno, tal como um portal de apoio ao cliente externo.
- Páginas de reserva - Permitem que clientes, parceiros ou trabalhadores agendem ou reservem eventos, serviços ou recursos a partir de uma plataforma segura.
Exemplos de utilização:
- Criar automações que permitem guardar anexos de email do Outlook para o OneDrive.
- Criar automações que permitem disparar um fluxo com um alerta controlado por dados do Power BI.
Motivos para começar a utilizar o Power Platform
- Automatização simples dos processos empresariais
- Melhoria da tomada de decisões
- Melhoria da produtividade
- Poupança de custos
- Ambiente de trabalho flexível
- Acelerar a inovação com a IA
Podemos concluir que com as Power Platform há uma espécie de democratização da tecnologia, onde todos ganham tempo e produtividade, uma vez que as equipas de TI não são sobrecarregadas e os colaboradores conseguem adaptar as suas rotinas para serem produtivos.
Quer saber mais? Veja o nosso conjunto de webinars sobre Power Plataform e fique a conhecer mais sobre este conjunto de ferramentas Microsoft! Entre em contacto com a Hydra iT e agende já uma demonstração!
Partilhar