Microsoft reforça compromisso de ser net-zero até 2030

07-06-2023

A Microsoft reforça seu compromisso de ser net-zero até 2030, tendo como prioridades a redução de emissões, a proteção dos ecossistemas e o acesso à água.
Microsoft reforça compromisso de ser net-zero até 2030

Em 2020, a Microsoft lançou o compromisso de ser uma empresa negativa em termos de carbono, positiva em termos de água, com zero resíduos e que protege os ecossistemas onde opera. Agora, em 2023, reforçou este compromisso através de uma nova atualização do seu Relatório de Sustentabilidade. 

O que é ser net-zero?

Ser net-zero significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa o mais próximo de zero quanto possível. Isto é importante para evitar o agravamento das alterações climáticas e para preservar o nosso planeta. 
 

Net-zero até 2030 – o principal objetivo

Para conseguir alcançar este objetivo até 2030, a Microsoft contratou no ano passado (2022) 1.443.981 toneladas métricas de remoção de carbono e foram assinados novos contratos de aquisição de energia (CAE) em todo o mundo, que permitiram aumentar o total de energia sem carbono para mais de 13,5 GW. 

Além disto, a Microsoft tem reduzido o consumo de água em todas as suas operações. O objetivo é fornecer acesso a serviços de água e saneamento a pessoas de todo mundo. No que toca a resíduos, em 2022, a Microsoft desviou mais de 12.000 toneladas métricas de resíduos sólidos de aterros e incineradores, aumentou a sua taxa de reutilização e reciclagem e reduziu o consumo de plástico. 
 

Apoiar um mundo mais sustentável

A Microsoft juntou-se a mais de 20 organizações líderes para lançar a Carbon Call  que conta com mais de 70 membros com um roteiro publicado para uma contagem de carbono mais fiável e interoperável. 

Além desta iniciativa global, atribuiu mais de 600 milhões de dólares do Fundo de Inovação Climática a mais de 50 investimentos, incluindo soluções sustentáveis em sistemas energéticos, industriais e naturais. A Microsoft continua otimista em relação à sua capacidade coletiva de descarbonizar a economia global e, ao mesmo tempo, continuar a crescer e prosperar como uma comunidade global.

Assim, foram definidas três áreas-chave para investir que permitirão criar soluções de sustentabilidade necessárias para enfrentar a crise climática:
  • avançar com soluções de IA para um maior impacto climático
  • acelerar o desenvolvimento de mercados de sustentabilidade
  • criação de ferramentas que promovam a medição e o cumprimento das metas em relação às emissões

Enquanto parceiros Microsoft há mais de 16 anos, a Hydra iT orgulha-se em trabalhar com uma empresa que partilha a mesma missão e consciência ambiental, e que todos os dias procura implementar ações impactantes, para um planeta mais sustentável, promovendo um futuro mais promissor para as gerações futuras. 
 

Partilhar