E-commerce em Portugal e como potenciar a sua loja online

15-06-2023

Potencialize a sua loja online com BC-Commerce!
E-commerce em Portugal e como potenciar a sua loja online

O e-commerce está a crescer em Portugal e no mundo. Em 2021, uma em cada cinco empresas em Portugal venderam bens ou serviços através da internet, representando 17,2% da faturação global (1).  

Com a evolução tecnológica e, mais recentemente, a pandemia, começaram a surgir várias lojas online de várias áreas, desde produtos a serviços. O próprio consumidor está muito envolvido na pesquisa de produtos online e, muitas vezes, faz as suas compras no imediato. Sendo que em 2022 43% dos indivíduos em Portugal efetuaram compras através da Internet (1).

Segundo dados partilhados pela ANACOM, Portugal era o 21.º país da União Europeia (UE27) no que respeita percentagem de indivíduos que realizaram compras online nos últimos 3 meses e o 23.º país em vendas online (2).

Os números estão em crescimento, e por isso é cada vez mais importante as empresas terem uma presença digital e uma loja online para acompanharem esta onda de crescimento para alavancar as vendas.

Criação de uma loja de comércio eletrónico

Para criar uma loja online é necessário ter um website de e-commerce responsivo, fácil de navegar e com os produtos ou serviços bem categorizados. Depois, para precaver problemas técnicos, deve investir num bom servidor. Em relação às formas de pagamento, deve optar pela forma que for mais simples para os clientes, mas balançando com o que é melhor para o seu negócio, sendo que os mais populares em Portugal são: MbWay, Visa, Paypal e referência de Multibanco. 

Tenha em atenção que deve realizar uma gestão de stocks constantemente e deve adequar o método de transporte ao tipo de produto que vende, gerindo sempre o envio de encomendas. Esteja pronto para acompanhar o cliente em todo o processo: pré-venda, compra, pós-venda, tendo um perfil com o seu histórico de encomendas e a sua lista de desejos, não esquecendo de o auxiliar caso haja alguma reclamação. Para gerir os seus clientes em todas estas fases, o ideal é utilizar um software de CRM , para garantir que não perde nenhuma oportunidade de venda.

Após ter a sua loja online bem estruturada e com todas as dicas que lhe foram dadas, deve pensar em integrar a loja num ERP, para que facilitar o controlo de toda a administração do e-commerce essenciais para o sucesso de seu negócio: stock, faturação, impostos e outros. 
 

Importância do BC-Commerce na sua loja online

BC-Commerce  é uma solução desenvolvia com base nas necessidades atuais do mercado digital que permite gerir, acompanhar e executar todo o processo de vendas online de forma integrada com os principais ERPs  do mercado como o ERP Microsoft Dynamics 365 Business Central (antigo Dynamics NAV). Esta solução fornece ferramentas para criar e gerir conteúdos, ferramentas para envolver o cliente e ferramentas para medir resultados. 
 

Principais funcionalidades

O BC-Commerce tem como principais funcionalidades:
  • Disponibilização dos produtos e serviços ao cliente na web;
  • Customização e atualização de conteúdos no portal Studio CMS;
  • Parametrização SEO do website;
  •  Integração automática com Microsoft Dynamics Business Central e Dynamics NAV;
  • Pagamento via MB, Visa, Paypal e MbWay;
  • Ferramentas de marketing digital de cross-sales e up-sales;
  • Área reservada de cliente;
  • Área reservada de administração.

Principais benefícios:

Com o BC-Commerce pode ter benefícios como:
  • Carregar listas de clientes, produtos, preços ou stocks diretamente do ERP;
  • Backoffice de utilização simples;
  • Gerir o backoffice de forma autónoma, criando conteúdos, páginas, artigos;
  • Importar lista de descontos por utilizador/grupo de utilizador do ERP, transformando a sua loja B2C em B2B;
  • Sincronizar encomendas e estados de encomendas do site para o ERP, evitando duplicação de tarefas;
  • Integrar faturação da loja online no ERP, facilitando a troca de documentos e informação contabilística com o cliente;
  • Criar landing pages para campanhas específicas;
  • Fazer a gestão da faturação da loja online e descarregar na área privada dos clientes todos os documentos financeiros e associar às encomendas respetivas;
  • Aceder aos históricos de encomendas, orçamentos e listas de produtos favoritos na Área reservada de Cliente;
  • Acesso à informação de vendas, encomendas e desempenho da loja;
  • Gerir os KPIs (Indicadores-chave de desempenho);
  • Controlar os volumes de vendas, quais os principais produtos vendidos e tendências.

O BC-Commerce permite gerir, acompanhar e executar o processo de vendas de uma forma mais simples para o seu dia a dia, de forma a facilitar todo o trabalho, aumentando a produtividade, uma vez que tem mais tempo para se focar noutras coisas. 

Com a Hydra iT e a solução BC-Commerce pode potenciar a sua loja online. Agende já a sua demonstração!  
 
Referências:
(1)    ECO (2022): “Retrato do e-commerce em Portugal” https://eco.sapo.pt/2022/11/26/%F0%9F%93%B9-retrato-do-e-commerce-em-portugal/
(2)    ANACOM (2023): “O comércio eletrónico em Portugal e na União Europeia em 2022 - segmento residencial e empresarial” https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1737244 

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