A rapidez da mudança tecnológica numa perspetiva de longo prazo

24-05-2023

A tecnologia está em constante mudança de forma mais poderosa e mais rápida, fazendo alguns especialistas acreditar que a inteligência artificial pode chegar a um nível humano nas próximas décadas.
A rapidez da mudança tecnológica numa perspetiva de longo prazo
A tecnologia pode mudar de formas que nem conseguimos imaginar, até que elas realmente acontecem. Acender uma luz elétrica era impensável para os nossos ancestrais medievais. Os nossos avós nunca imaginaram um mundo conectado por smartphones e Internet. Para nós, é difícil imaginar a chegada de novas tecnologias que podem mudar o mundo a que estamos habituados. 

No passado, a mudança tecnológica foi lenta contrastando, totalmente, com o que vivemos neste momento. Pensando na rapidez com que a tecnologia avança, podemos esperar que o nosso futuro seja muito diferente do mundo que temos hoje em dia. 
 

A mudança tecnológica numa perspetiva de longo prazo


Se analisarmos o gráfico conseguimos perceber como nos últimos 200 anos a tecnologia desenvolveu numa velocidade completamente diferente. De 1800 em diante, as invenções importantes seguiram-se rapidamente uma após a outra. A perspetiva de longo prazo que este gráfico fornece deixa claro o quão rápida é a evolução tecnológica nos dias que correm. 

É também possível observar como a tecnologia se desenvolveu em determinados domínios, por exemplo, a história da comunicação: da escrita, ao papel, à imprensa, ao telégrafo, ao telefone, ao rádio, até à Internet e aos smartphones. Ou, até, o rápido desenvolvimento do voo humano que, em apenas 66 anos evolui do primeiro voo, em 1903, para a o primeiro homem a pisar na lua, em 1969. 

Essa visualização de grande plano também destaca a ampla gama de impactos da tecnologia nas nossas vidas. Inclui inovações benéficas, como a vacina, que permitiu à humanidade erradicar a varíola, e inclui inovações terríveis, como as bombas nucleares que põem em risco a vida de todos nós.
 
 A Longterm Timeline of Technology


O que se seguirá nas próximas décadas?


A linha do tempo vermelha chega até o presente e continua a verde no futuro, onde se espera que uma série de inovações melhorem as condições de vida e o meio ambiente, permitindo que muitas das crianças da atualidade cheguem ao século XXII. Poderão ser novas vacinas, progressos em energia “limpa” e de baixo carbono, melhores tratamentos contra o cancro, entre outros. Existe ainda uma tecnologia que pode mudar ainda mais profundamente nosso mundo: a Inteligência Artificial (IA).

A inteligência artificial é uma inovação muito importante porque a inteligência é o principal impulsionador da própria inovação. Essa rápida mudança tecnológica pode acelerar ainda mais se não for impulsionada apenas pela inteligência da humanidade, mas também pela inteligência artificial. Se isso acontecer, a mudança que atualmente se estende ao longo de décadas pode ocorrer em períodos muito curtos.

A tecnologia de IA pode ter um impacto fundamentalmente transformador no nosso mundo que, de várias formas, já o está a fazer. Esta tecnologia será cada vez mais capaz nos próximos anos e décadas. 

Esses sistemas podem parecer difíceis de imaginar hoje, mas a tecnologia de IA está a avançar de forma tão rápida que muitos especialistas acreditam que a inteligência artificial pode chegar a um nível humano nas próximas décadas.

 

A tecnologia continuará a mudar o mundo e todos devemos garantir que ela mude para melhor.


É normal que possamos ver tecnologias no decorrer da nossa vida que não achemos possíveis de acontecer atualmente. Para além da inovação ser cada vez mais rápida, a tecnologia é cada vez mais poderosa. Este poder faz com que seja necessário ter atenção em quais tecnologias são desenvolvidas e contribuir para que se debata sobre este assunto. 


Muitas empresas já acompanham as rápidas mudanças tecnológica, não deixe a sua empresa ficar para trás. Com a Hydra iT pode ter acesso às mais inovadoras tecnologias! 
 

Resumo de Max Roser (02/2023): https://ourworldindata.org/technology-long-run

Partilhar